
Na Montanha, não existe essa coisa de mau tempo…Apenas pessoas frescas. Bill Bowerman.
O Pico da Cruz do Negro
Ou Morro da Cruz do Negro é uma das mais altas montanhas do Brasil, e possui imponentes 2.658 metros de altitude e ocupa a décima segunda posição no Anuário Estatístico do Brasil/Relevo, publicado pelo IBGE. Fica localizado no Parque Nacional do Caparaó, no município de Ibitirama, porém o seu o é feito pela portaria de Minas Gerais. Sua vegetação é de Campos de Altitude.

O o ao Cume
Embora seja umas das mais altas montanhas do nosso país, a Cruz do Negro é um pico de fácil o, sendo necessário apenas uma pequena caminhada partindo do acampamento do Terreirão, onde o montanhista começa pela tradicional trilha que leva ao Pico da Bandeira e antes de chegar ao grande lajão de pedra, pare e siga uma trilha pouco aberta para a esquerda, onde é possível alcançar o seu cume em poucos minutos. E uma vez no topo, é possível ver o Pico do Falso Tesouro, Pico do Tesourinho, Pico do Tesouro, do Cristal… e o seu mais ilustre vizinho, o Pico da Bandeira. O Morro da Cruz do Negro é uma montanha pouco visitada no parque, e seu nível de dificuldade é considerado fácil.

A Origem do Nome
As Montanhas do Caparaó são emblemáticas e cada uma tem sua própria história. E com o Morro da Cruz do Negro não poderia ser diferente, o que nos leva ao inicio da colonização do Caparaó, que foi desbravado pelo refugiado politico Coronel Antônio Dutra Carvalho em meados de 1842, que para fugir das tropas de Caxias enfrentou os índios Puris e introduziu nessa região os seus escravos, familiares, gados e pertences, criando um núcleo de povoamento, até chegar às terras abrangidas pelas vertentes do Rio Caparaó.
E assim começa as primeiras plantações de café e consequentemente os primeiros conflitos com a mão de obra escrava. Logo surgiria as primeiras fugas de negros que ousavam usar as instransponíveis muralhas de pedra como rota de escape. E segundo algumas teorias os escravos costumavam colocar uma cruz no topo desse morro para sinalizar o caminho aos demais escravos fugitivos, e também o usavam para vigiar os seus perseguidores.

Outra teoria especula que em 1859, Dom Pedro II enviou a famosa comitiva para desbravar o Caparaó, e nessa árdua empreitada muitos escravos morreram e escolheram esse morro para enterra-los. Levantando uma cruz no topo desse morro, para homenageá-los.
Se algum montanhista deseja conhecer essa magnífica montanha, basta agendar com a Portaria do Parque Nacional do Caparaó e se informar.
Para frente e para o alto;
Montanha Brasil.
Para saber mais:
https://peakvisor.com/peak/morro-da-cruz-do-negro.html?yaw=52.17&pitch=4.84&hfov=60.00

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅