A partir desta quinta-feira (15), toda população com mais de 6 meses de idade pode se vacinar contra a gripe no Espírito Santo. A medida, adotada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite na Resolução Nº 054/2025.
A ação visa fortalecer a prevenção contra a influenza, especialmente em período de maior circulação de vírus, além de agilizar a aplicação das doses enviadas semanalmente. A Resolução foi publicada no Diário Oficial do Espírito Santo nesta quinta-feira.
Segundo o secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, a ampliação da vacinação não dispensa a imunização dos grupos prioritários com meta de cobertura. Ele reforça a importância da vacinação para idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menos de 6 anos e gestantes, que têm meta de 90% de cobertura vacinal.
Desde o início da campanha, em 7 de abril, até a manhã desta quinta-feira (15), foram aplicadas 449.169 doses contra a gripe. Destas, 308.973 foram em grupos prioritários, alcançando 28,92% da meta, conforme dados do Sistema Vacina e Confia.
No Espírito Santo, a vacinação ampliada seguirá enquanto durar o estoque enviado pelo Ministério da Saúde. Além do público geral, a imunização especial contempla:
- Trabalhadores da saúde;
- Puérperas;
- Professores;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Forças de segurança;
- Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.
Também estão incluídos profissionais das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários, dos correios, sistema prisional, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅