img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
qui 22/maio/2025 13:27
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Termina hoje (19) prazo para regularizar título de eleitor 

Eleitores têm até segunda (19) para regularizar título e evitar cancelamento. Falta pode impedir concursos, aporte, cargo público e emissão de documentos.
Foto: Marcello Casal Jr/ABR

Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para regularização do título de eleitor e evitar o cancelamento do documento, segundo alerta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Devem regularizar a situação os eleitores que não votaram nem justificaram ausência nos últimos três turnos e também não efetuaram o pagamento das multas eleitorais. A regularização pode ser feita pelos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs) ou diretamente no portal do TSE, além do aplicativo e-Título.

Após justificar a ausência e quitar os débitos, a situação do título será atualizada automaticamente, podendo também ser regularizada presencialmente nos cartórios eleitorais.

Para o atendimento presencial, é necessário apresentar documento oficial com foto, título de eleitor ou e-Título e comprovantes de votação ou de justificativa.

Também é necessário apresentar comprovantes de pagamento de multa ou comprovante de dispensa do recolhimento, caso a penalidade tenha sido anulada judicialmente.

Segundo o TSE, cerca de 5 milhões de pessoas estão em risco de ter o título cancelado se não regularizarem a situação até o prazo final.

O juiz do cartório eleitoral pode avaliar casos de impossibilidade de pagamento e dispensar a multa, mediante justificativa e documentação apresentada pelo eleitor.

Quem tiver o título cancelado pode ser impedido de se inscrever em concursos públicos, assumir cargos eletivos ou receber benefícios de órgãos públicos. Além disso, o eleitor em situação irregular também pode ficar impedido de obter aporte, RG novo ou realizar quitação do serviço militar obrigatório.

Contudo, o cancelamento não se aplica a eleitores menores de 18 anos, maiores de 70, não alfabetizados ou pessoas com deficiências que dificultem o voto.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Senado

PEC propõe fim da reeleição e unificação das eleições

motocross freestyle

Aventura e cultura no Polenta Off Road em Venda Nova

droga incinerada

500 kg de drogas são incinerados em Cachoeiro

formação policiais

Polícia Penal do ES ganha reforço com 354 agentes

ação GCM 21-05

Ação conjunta da PRF e GCM recupera veículos

prisioneiros ES

Presos do ES ajudam a custear sistema prisional

Exame_Toxicologico-1

Exame toxicológico: multa automática a partir de julho

apreensão 21-05

Marataízes e Itapemirim são alvos da Operação Asfixia 25

Leia mais