
Na Montanha, não existe essa tal coisa de mau tempo – apenas as roupas erradas. Billy Connolly
O Pico do Falso Tesourinho
Erguendo-se a 2.570 metros, esse pico não se encontra na classificação do IBGE como uma das montanhas mais altas do Brasil, o motivo seria o fato de ela ser considerada um sub cume do Pico da Cruz do Negro. Porém há quem ache que ela seria uma montanha independente. Mas seja como for é considerado o segundo pico mais fácil de ser conquistado dentro do Parque Nacional do Caparaó.
Possui esse nome, graças a sua semelhança com sua montanha irmã, o Pico do Tesourinho, e para á-la basta o montanhista conquistar o Pico da Cruz do Negro e logo após descer até o seu discreto colo e subir rapidamente até o cume desse gigante, onde o aventureiro encontrará uma cruz de metal.

A Caminhada
Apesar de haver vários totens de pedras demarcando a trilha, o montanhista definitivamente não irá precisar deles, o caminho para o cume é bem simples e exige apenas uma curta caminhada. Embora sendo uma montanha menor em comparação as outras o seu topo oferece uma fantástica vista dos arredores dos demais picos do Parque como o Pico da Bandeira, Pico do Cristal, Pedra Roxa, Pico do Tesourinho, Pico do Tesouro… Mas para chegar até ela o montanhista vai precisar vencer o Pico da Cruz do Negro primeiro.
Dificuldade
Partindo do camping do Terreirão do lado mineiro é uma caminhada bastante simples, de nível fácil que exigira apenas um dia de jornada. Partindo do camping da Casa Queimada pelo lado do Espirito Santo já se torna uma atividade difícil e cansativa podendo levar mais de um dia de atividade, isso por que além de ser mais longe os pontos de água são escassos e os riscos de acidentes são maiores.
Para agendar basta entrar no site do Parque Nacional do Caparaó.
Para frente e para o alto;
Montanha Brasil.
Para saber mais:

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅