Nas montanhas, o homem é o predador ou a presa. History Chanel
Os Homens da Montanha
Os homens da montanha (em inglês, “mountain men”) foram figuras icônicas da história da América do Norte durante o século XIX. Especialmente entre as décadas de 1800 a 1880. E esses bravos homens eram caçadores, exploradores e comerciantes de peles que se aventuraram nas vastas e inexploradas montanhas rochosas e outras regiões selvagens do continente.

Os homens da montanha eram exímios conhecedores da natureza, capazes de sobreviver em condições extremas e dominavam técnicas de caça, pesca, escalada, armadilhas e navegação, além de serem habilidosos com armas de fogo, machados e principalmente com facas.
Alguns deles estabeleceram relações com tribos indígenas, aprendendo seus costumes e línguas. E alem de comerciantes de peles também trabalhavam como guias e batedores para expedições governamentais e empresas privadas (O equivalente aos Bandeirantes Sertanistas de Contrato no periodo do Brasil Colonia).
Eles dominaram com maestria a expansão geográfica e econômica dos Estados Unidos para o ocidente, impulsionando com os seus lucros do comércio de peles a economia da América do Norte.

Cadeias rochosas orientais
Os homens da montanha e as cadeias rochosas estão profundamente entrelaçados na história da exploração e expansão do oeste da América do Norte. Esses indivíduos destemidos desempenharam um papel crucial na abertura de rotas, no mapeamento de territórios desconhecidos e no estabelecimento do comércio de peles.
Essas montanhas acabaram se tornando o habitat natural desses homens, onde eles vivam em uma verdadeira simbiose, eram autosuficientes, e tudo motivado pelo lucro comercial e também pela possibilidade de encontrarem ouro. E foram ainda mais longe ao explorarem os grandes rios americanos como o rio Yukon.
O comércio de peles
A demanda por peles, em especial a de castores, na Europa e na América do Norte era alta, e as montanhas rochosas eram ricas desses animais.A expedição de Lewis e Clark, uma das primeiras que explorou o oeste americano no início do século XIX despertou o interesse por essas terras e suas riquezas naturais. Porém muitos homens da montanha eram indivíduos que buscavam riquezas, mas sobretudo, liberdade, aventura e uma vida fora da civilização.
Caracterização
Os homens das montanhas sao mundialmente conhecidos por seu tipo de vestimenta, ao melhor estilo de Daniel Boone. Ou seja roupas feitas de pele de animais, como veados e bisões, que ofereciam proteção contra o frio e a umidade. Para cobertor eles usavam mantas de lã ou pele. E para transporte de equipamentos e suprimentos mochilas e bolsa de ombros feitas de couro ou tecido resistente.
Os homens da montanhas ainda utilizavam:Bussola, pederneiras,kit de primeiros socorros, canoas, mulas, cavalos, armas de fogo, machado e facas. Entre elas as Nesmuk e as Bowie.

Legado:
Os homens da montanha desempenharam um papel fundamental na exploração e mapeamento do oeste americano. Suas histórias e lendas inspiraram inúmeros livros, filmes e programas de televisão, perpetuando a imagem do homem rude e independente que vive em harmonia com a natureza.
Programas de televisão como Homens da Montanha do canal History, demonstram como algumas pessoas ainda vivem dessa forma. Associações como a AMM (American Mountain Men) ainda se reúnem para recriar o estilo de vida dos homens da montanha.
Segue o link da Associação: https://americanmountainmen.org/
Conclusão
Os homens da montanha foram personagens marcantes da história americana, representando a coragem, a resiliência e o espírito de aventura que moldaram a conquista do oeste. Cujos feitos ecoam ate os dias de hoje.
Para frente e para o alto;
Montanha Brasil.
Para saber mais:
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅