img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sex 23/maio/2025 12:59
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Semana Santa: venda de palmito será na Linha Vermelha em Cachoeiro

Foto: Wallace Hull/PMCI
Venda de palmito acontecerá na linha Vermelha

Em Cachoeiro de Itapemirim, a tradicional venda de palmito fresco para as celebrações da Semana Santa será realizada, neste ano, na Linha Vermelha, próximo a antiga Estação Ferroviária. As comercializações acontecerão a partir de segunda-feira (14) até sábado (18).

Não será necessária a inscrição prévia dos comerciantes. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) já solicitou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que a equipe de Fiscalização de Posturas atue no local, contribuindo para assegurar que todas as medidas sejam implementadas.

Regras rígidas

Para a produção de palmito quase sempre é necessário derrubar a palmeira e, por isso, existem regras muito rígidas para o cultivo, a extração e a comercialização do produto.

As principais espécies de palmito cultivadas e consumidas no Espírito Santo são: pupunha, amargoso (espécie ameaçada de extinção), açaí, baba-de-boi e coco-da-bahia.

O corte de palmeiras nativas depende de vistoria e autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Espécies cultivadas e não ameaçadas de extinção como pindoba, dendê, pupunha ou açaí podem ser cortadas mediante o documento de Informação de Corte obtido junto ao órgão de cada município. Em área rural, se a pessoa tiver uma palmeira em casa também deve ter autorização do Idaf.

Durante o período final da quaresma, quando geralmente aumenta o consumo de palmito e a movimentação de vendedores de outros estados no Espírito Santo, as fiscalizações são intensificadas.

O objetivo é prevenir e coibir o corte, transporte, depósito e comércio irregulares, principalmente em áreas de floresta e de ocorrência natural, além das espécies ameaçadas de extinção.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

prisão 22-05

Suspeito por duplo homicídio em Atílio Vivácqua confessa crime

Concurso TCU 2025: 60 vagas de nível médio com salário de R$ 15 mil

Concurso TCU 2025: 60 vagas de nível médio com salário de R$ 15 mil

PM

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: arma do crime é encontrada e suspeito é preso

secretário Amós

Secretário de istração de Cachoeiro pede exoneração

apreensão 22-05

Motocicleta roubada é recuperada pela GCM em Cachoeiro

fotos (1100 x 850 px) - leilao-marataizes-29-10-2024

Espírito Santo busca soluções para 400 mil pessoas com deficiência

conceição do castelo

Casagrande visita Conceição do Castelo neste sábado (24)

apreensão guaçuí

Dupla é detida por tráfico perto de escola em Guaçuí

Leia mais