img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sex 23/maio/2025 05:54
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sedu lança Programa de Monitoria Voluntária Estudantil

Foto: Sedu

A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou, nesta quarta-feira (26), o Programa de Monitoria Voluntária Estudantil. A iniciativa tem como objetivo valorizar o protagonismo estudantil e promover o desenvolvimento integral dos jovens, unindo o fortalecimento do aprendizado acadêmico ao aprimoramento de habilidades socioemocionais essenciais para a vida escolar e a futura carreira.

Além de oferecer a oportunidade de atuar como “Líderes de Turma” e “Jovens Protagonistas”, colaborando na mediação de conflitos, no engajamento coletivo e no fortalecimento da identidade escolar, a ação também vai implementar o papel dos “Monitores Acadêmicos” nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Esses monitores auxiliarão os colegas no contraturno, sempre sob a orientação dos professores regentes.

Para participar, o estudante deve estar matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, ter alcançado média igual ou superior a 75 pontos na disciplina escolhida e ter frequência mínima de 85% no ano letivo anterior. A seleção será realizada pela unidade escolar, priorizando estudantes da 3ª série que tenham as melhores notas na disciplina desejada. O número de vagas por unidade escolar será equivalente ao total de turmas das 2ª e 3ª séries da instituição.

De acordo com a subgerente de Desenvolvimento Curricular do Ensino Médio, Jacqueline Medeiros, o programa desempenha um papel central na preparação dos alunos não apenas para o mundo do trabalho, mas também para uma vida cidadã plena e engajada. Ele estimula o desenvolvimento de habilidades como liderança e gestão do tempo, que são essenciais para o sucesso em qualquer carreira.

“Ao fomentar o desenvolvimento de competências como empatia, comunicação eficaz, resolução de problemas e trabalho em equipe, o programa oferece ferramentas para que os estudantes lidem com as complexas dinâmicas do mundo profissional, onde a colaboração e a adaptabilidade são cada vez mais valorizadas”, afirmou a servidora.

Vale destacar ainda que adesão ao programa também traz benefícios concretos para os participantes. Os monitores recebem certificação pelo trabalho voluntário e pontuação extra em diversos processos seletivos promovidos pela Sedu, como o Centro Estadual de Idiomas (CEI), o Intercâmbio Estudantil, o projeto de Iniciação Científica de Matemática “Matemática na Rede”, os cursos técnicos concomitantes e o programa Pré-Enem Espírito Santo.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fotos (1100 x 850 px) - leilao-marataizes-29-10-2024

Espírito Santo busca soluções para 400 mil pessoas com deficiência

conceição do castelo

Casagrande visita Conceição do Castelo neste sábado (24)

apreensão guaçuí

Dupla é detida por tráfico perto de escola em Guaçuí

calendário feriado

Ponto facultativo no Espírito Santo em 23 de maio: veja cidades com feriado

fórum sustentável

Fórum Caparaó Sustentável começa nesta quinta (22)

pm

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: disputa por veículos pode ser a causa

foto caminhão

Caminhoneiro influencer tem veículo roubado no Sul do ES

Senado

PEC propõe fim da reeleição e unificação das eleições

Leia mais