img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
qui 22/maio/2025 18:12
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Secretário-Geral da CNBB: “Mundo viu a face do bom Pastor refletida em Francisco”

Foto: Fiama Tonhá – ASCOM CNBB

A Nunciatura Apostólica no Brasil e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveram uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (21), sobre os desdobramentos na Igreja após o anúncio do falecimento do Papa Francisco.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, deu início à coletiva lendo um trecho da mensagem da presidência da Conferência:

“‘Servo bom e fiel entra na alegria do Senhor. A CNBB une-se em orações e preces ao povo de Deus em todo o mundo pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, peregrino da esperança, pastor humilde e corajoso, testemunha incansável da misericórdia de Deus, que conduziu a Igreja com sabedoria evangélica, compaixão e espírito missionário”.

Um Papa que servia antes de ser servido

Dom Ricardo destacou características que marcaram o pontificado de Francisco: “O primeiro Papa Latino-Americano pastor próximo, simples e atento às periferias. Guiado pelo Evangelho da Misericórdia e sopro do Espírito. Seu primeiro gesto: pedir a oração do povo antes de abençoá-lo. Um papa que servia antes de ser servido. Construtor de pontes entre o Evangelho e as dores do mundo. Ensinou-nos que a centralidade da Igreja está nos pobres”, enfatizou.

Dom Ricardo afirmou que o Santo Padre por meio do seu compromisso com a Sinodalidade transformou não apenas o modo de governar mas também o modo de viver a fé no nosso tempo. “O Papa Francisco apontou, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013, sua primeira viagem apostólica, para uma Igreja em saída, corajosa, em saída missionária”, afirmou.

Dom Ricardo destacou o afeto do Papa Francisco pelo povo brasileiro e lembrou que o Santo Padre, por meio dos documentos que publicou em seu magistério, foi uma bênção para nosso tempo. “Com o seu magistério, Francisco reavivou o frescor do concílio Vaticano II. Nos seus gestos, lavando os pés de presos, acolhendo migrantes, abraçando doentes o mundo viu a face do bom pastor. O secretário-geral da CNBB destacou ainda a dor e a angústia do Papa diante das guerras e conflitos do presente, o que ele classificou, em diversas ocasiões, como a “terceira guerra mundial em pedaços”.

“Como Igreja no Brasil queremos expressar nossa tristeza e mas ao mesmo tempo o renovar da nossa fé. Neste tempo pascal, queremos render graças ao Senhor pelo testemunho luminoso que o Papa Francisco ofereceu ao mundo”, disse.

Ensinou a todos a viver os valores do Evangelho

Núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro anunciou com profunda dor a morte do Papa e afirmou que toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e à sua Igreja. Ele ensinou a todos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

“Com imensa gratidão pelo seu verdadeiro exemplo de discípulo de nosso Senhor Jesus entregamos a alma do Papa a Deus”, disse.

Dom Giambattista relembrou que o Brasil foi o primeiro país visitado pelo Papa Francisco após ser eleito Papa. “A partida do Papa Francisco ocorre no mesmo dia em que a Igreja celebra na liturgia o anúncio da Ressurreição. De todo Brasil estão chegando notícias de celebrações litúrgicas em sufrágio pela alma de Francisco”, reforçou.

O secretário-geral destacou que a Igreja no Brasil e no mundo viverá agora um período próprio para o luto com o funeral e o sepultamento. Só após isto, segundo ele, se falará em Conclave.

Participaram da coletiva, o subsecretário geral da CNBB, padre Leandro Megeto, e o monsenhor Gabriele Pesce da Nunciatura Apostólica no Brasil.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conceição do castelo

Casagrande visita Conceição do Castelo neste sábado (24)

apreensão guaçuí

Dupla é detida por tráfico perto de escola em Guaçuí

calendário feriado

Ponto facultativo no Espírito Santo em 23 de maio: veja cidades com feriado

fórum sustentável

Fórum Caparaó Sustentável começa nesta quinta (22)

pm

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: disputa por veículos pode ser a causa

foto caminhão

Caminhoneiro influencer tem veículo roubado no Sul do ES

Senado

PEC propõe fim da reeleição e unificação das eleições

motocross freestyle

Aventura e cultura no Polenta Off Road em Venda Nova

Leia mais