img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sex 23/maio/2025 10:06
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

“Sangue, suor e lágrimas no começo”: os 100 dias de Ferraço em Cachoeiro

Foto: Divulgação
O prefeito Ferraço assume o muicípio pela 5ª vez

Os primeiros 100 dias de uma gestão são fundamentais para estabelecer as bases de um governo eficaz e alinhado às necessidades da população. Em Cachoeiro de Itapemirim, o prefeito Theodorico Ferraço, aos 87 anos, assumiu pela quinta vez o comando do município, trazendo consigo uma vasta experiência política e um histórico de realizações marcantes.

Ao longo de suas gestões anteriores, Ferraço foi responsável por obras significativas que transformaram a infraestrutura e os serviços da cidade, como a construção da Avenida Beira Rio, a construção do Hospital Infantil, a instalação do Instituto do Coração e a emblemática retirada dos trilhos do centro da cidade.

Nesta entrevista exclusiva ao Dia a Dia ES, o prefeito Theodorico Ferraço faz um balanço inicial das ações implementadas, fala sobre os principais desafios enfrentados e destaca projetos estruturantes em andamento, como a Cidade Industrial, melhorias na mobilidade urbana e, ainda, sobre a posse de mais de 700 profissionais concursados. Ferraço também comenta a importância do diálogo com os governos estadual e federal, e a busca por uma cidade mais moderna, eficiente e acolhedora. Confira:

Dia a Dia ES: 100 dias de gestão. Como o senhor avalia os avanços e desafios desse período?

Esses primeiros 100 dias foram marcados por muito trabalho, organização e enfrentamento de desafios. Desde o início, focamos em colocar a máquina pública para funcionar de forma eficiente e responsável. Entre os avanços, destaco a convocação dos aprovados em concurso público, o início do projeto da Cidade Industrial, que atrairá novas empresas para o município, e a revisão de contratos terceirizados para garantir mais transparência e economia. Os desafios foram muitos, principalmente em relação à necessidade de manter os serviços essenciais funcionando enquanto organizávamos a istração. Com dedicação e compromisso, estamos superando cada obstáculo para atender às demandas da população.

Dia a Dia ES: Prioridades: Como foram tratados esses serviços essenciais nesses 100 dias?

Tratamos como prioritárias as áreas de Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e a reorganização istrativa. Trabalhamos para garantir a efetivação dos aprovados em concurso público, o avanço em obras estruturantes e a ampliação de serviços essenciais. Nossa missão é assegurar um atendimento digno à população e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos cachoeirenses.

Dia a Dia ES: Houve algum desafio ou situação inesperada ao assumir o cargo? Como a gestão tem lidado com essas questões?

Sim, enfrentamos desafios significativos. Encontramos a necessidade de prorrogar contratos temporários em áreas críticas como Saúde e Assistência Social. Para solucionar isso, acionamos a Justiça e, com empenho, conseguimos convocar os aprovados em concurso e no cadastro de reserva. Além disso, realizamos uma auditoria nos contratos com empresas terceirizadas para garantir mais eficiência e economia. Recuperamos maquinários que seriam leiloados, reduzindo custos com aluguéis. Os desafios são muitos, mas nossa determinação é maior. Sempre disse que haveria sangue, suor e lágrimas no começo, mas estamos superando cada dificuldade com trabalho sério e compromisso com a cidade.

Dia a Dia ES: Há obras ou projetos iniciados nestes 100 dias que o senhor destaca como importantes para o município?

Sim, o principal é o projeto da Cidade Industrial, que visa atrair novas empresas e gerar mais empregos. Destaco também a nova rodovia que ligará o bairro Aeroporto à BR-101, ando pelas comunidades de Santa Teresa e Independência, em Atílio Vivácqua, retirando mais de 400 veículos pesados diariamente da área urbana. Outra obra importante é a remoção do trevo do IBC, com planos para construir um viaduto ou mergulhão em parceria com o Governo do Estado. Além disso, estamos planejando a construção de uma nova ponte ligando o bairro Valão ao Village da Luz e melhorias em pontos turísticos como a Pedra da Ema e o Parque da Ilha da Luz.

Dia a Dia ES: O Senhor falou em parceria com o Governo. Como tem sido esse diálogo?

O diálogo com o Governo do Estado e o Governo Federal tem sido constante e produtivo. Fui o primeiro prefeito eleito a ser recebido pelo governador Renato Casagrande e pelo vice Ricardo Ferraço este ano. Eles sinalizaram apoio a projetos estruturantes em nossa cidade. Estamos trabalhando em conjunto para viabilizar investimentos que beneficiem diretamente a população. Nossa istração também está em contato permanente com deputados e senadores para garantir recursos adicionais e fortalecer nossas iniciativas.

Dia a Dia ES: Nessas iniciativas, há ações em andamento para estimular a economia local e a geração de empregos?

Estamos empenhados em devolver a Cachoeiro o protagonismo econômico da região Sul e do estado. Além do projeto da Cidade Industrial, estamos simplificando os processos para novos empreendimentos, desburocratizando e criando um ambiente favorável para o empresariado. Valorizamos o comércio local, com iniciativas para melhorar o trânsito, ampliar as vagas de estacionamento e incentivar promoções que atraiam consumidores. Também buscamos parcerias com o sistema S para qualificar a mão de obra local e suprir as demandas do mercado de trabalho.

Dia a Dia ES: E na Saúde e Educação? Quais medidas estão sendo implementadas para melhorar os serviços prestados à população?

Na Saúde, estamos reforçando o atendimento nas unidades básicas e aprimorando a logística para garantir medicamentos e insumos. Implementamos a convocação de profissionais concursados para fortalecer as equipes. Na Educação, estamos investindo na modernização de escolas, na valorização dos professores e em programas de reforço escolar para recuperar o aprendizado pós-pandemia.

Dia a Dia ES: De que forma a gestão tem buscado ouvir a população?

Minha gestão é pautada pela proximidade com a população. Faço questão de visitar as comunidades, ouvir as demandas diretamente dos moradores e direcionar soluções. Oriento meus secretários a estarem sempre íveis e próximos às necessidades do povo. Nosso compromisso é trabalhar com transparência e ouvir quem mais precisa.

Dia a Dia ES: Quais são os principais planos e metas para os próximos meses?

Nossas metas incluem avançar em projetos estruturantes como a Cidade Industrial, as melhorias de mobilidade urbana e a ampliação de serviços em Saúde e Educação. Queremos deixar um legado de desenvolvimento econômico, infraestrutura moderna e qualidade de vida para os cachoeirenses.

Dia a Dia ES: Qual mensagem o senhor gostaria de deixar para a população de Cachoeiro de Itapemirim?

Resposta: Quero reafirmar meu compromisso com cada cidadão de Cachoeiro. Estamos trabalhando com dedicação para construir uma cidade mais justa, moderna e acolhedora. Conto com o apoio de todos para, juntos, fazermos de Cachoeiro um lugar cada vez melhor para se viver e prosperar.


👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

secretário Amós

Secretário de istração de Cachoeiro pede exoneração

apreensão 22-05

Motocicleta roubada é recuperada pela GCM em Cachoeiro

fotos (1100 x 850 px) - leilao-marataizes-29-10-2024

Espírito Santo busca soluções para 400 mil pessoas com deficiência

conceição do castelo

Casagrande visita Conceição do Castelo neste sábado (24)

apreensão guaçuí

Dupla é detida por tráfico perto de escola em Guaçuí

calendário feriado

Ponto facultativo no Espírito Santo em 23 de maio: veja cidades com feriado

fórum sustentável

Fórum Caparaó Sustentável começa nesta quinta (22)

pm

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: disputa por veículos pode ser a causa

Leia mais