img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sáb 24/maio/2025 12:24
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Quem sou eu?

ESCRITORAS CACHOEIRENSES - Emília Nazaré. Quem é você sem seu trabalho, sua aparência ou suas posses? Um texto para refletir sobre identidade e essência.

Acho que me lembro da última vez que respondi a essa pergunta sem falar o que eu faço. Foi lá pelo início de 2005, quando fiz o meu perfil no Orkut, uma extinta rede social que as gerações atuais não conheceram e que era bem divertida.

Deixando a nostalgia de lado, a pergunta continua a trazer desafios. Em que momento aprendemos a nos definir pelo que fazemos e, o que é ainda pior, nos esquecemos de pensar sobre quem somos? Se o que fazemos é apenas algo que aceitamos por necessidade, é justo que isso nos defina?

A desconstrução dessa ideia é um trabalho bem árduo. É mais cômodo responder, mecanicamente: “sou Fulano de Tal, profissão X, Y ou Z”. Mas onde está a sua essência? Aquilo que resta quando tudo o mais se acaba? O que resiste às convenções e, às vezes, até precisa se esconder para evitar transtornos? Esconde-se, mas continua aí!

De profissão, de carreira, podemos mudar a vida inteira! Também podemos mudar de aparência, de cidade, podemos mudar nossos gostos e nossos interesses.  E o que sobraria se acordássemos hoje sem empregos, títulos ou posses? Se todos os nossos gostos mudassem, se nossa aparência física se tornasse irreconhecível? Se soubermos analisar e buscar essas respostas no mais fundo das nossas emoções, será, então, o momento de responder a verdade que aprendemos a mascarar desde que nos entendemos por gente, porque gente que se conhece é perigosa!

Quem sou eu? Quem é você? Não sou o que faço, nem o que tenho, sou quem sou, embora nem sempre saiba como, mas saber o que não sou já é um bom começo!

Emília Nazaré. Cachoeirense adotiva morando na Grande Vitória. Observadora e apreciadora dos detalhes, das memórias e dos encantos do nosso Estado

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Respostas de 27

  1. Teria dificuldade em responder quem sou, sou tantas, concordo que é mais fácil dizer a princípio, quem eu não sou.

  2. Excelente reflexão!
    Faz-nos parar em meio a nossa automática rotina e refletir sobre nossa essência e perceber quem realmente somos.
    Emilia, parabéns pelo artigo.

  3. Que coisa mais linda! 🥰
    Excelente publicação 💞
    Logicamente não poderia ser de grande excelência se não fosse redigido por essa ilustre e linda mulher por dentro e por fora!
    Palavras são poucas pra descrever minha iração por você e pelo seu trabalho 🌷

  4. Es como trata as pessoas; como trata os humildes; e quando se ve refletida nas pequenas coisas, simples, do cotidiano, e se sente realizada so em estar.

  5. Você é magnífica de uma sabedoria que encanta, Parabéns por tanto aprendizado e além de tudo é uma pessoa que não mede esforço para ajudar as outras pessoas, principalmente no seu convívio profissional e de trabalho.

  6. …E o que sobraria se acordássemos hoje sem empregos, títulos ou posses? Se todos os nossos gostos mudassem, se nossa aparência física se tornasse irreconhecível? Se soubermos analisar e buscar essas respostas no mais fundo das nossas emoções, será, então, o momento de responder a verdade que aprendemos a mascarar desde que nos entendemos por gente, porque gente que se conhece é perigosa! …
    – Amei esse trecho, parabéns.

  7. Que texto massa! Você conseguiu, de um jeito super leve e natural, levantar uma reflexão que pega todo mundo em cheio: quem a gente é de verdade, além do que faz ou do que coloca no currículo. Dá até um chacoalhão na gente, sabe? A leitura flui, faz pensar e até dá vontade de se olhar com mais carinho e curiosidade. Você está de parabéns!

  8. Que texto massa! Você conseguiu, de um jeito super leve e natural, levantar uma reflexão que pega todo mundo em cheio: quem a gente é de verdade, além do que faz ou do que coloca no currículo. Dá até um chacoalhão na gente, sabe? A leitura flui, faz pensar e até dá vontade de se olhar com mais carinho . Parabéns

  9. Que texto lindo e necessário, Emília! Você conseguiu transformar uma dúvida comum em uma reflexão profunda e cheia de verdade. Parabéns!

  10. Amei o texto.
    Ele nos faz refletir sobre o que de fato importa, quem somos.
    Eu não sou o eu tenho ou minha posição mas eu sou aquilo que só eu consigo enxergar quando olho pra dentro de mim.
    Parabéns Emília! aguardo o próximo texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BPM

Traficante morre ao confrontar PM em Cachoeiro

PM 24-05

PM apreende drogas e detém homem em Mimoso do Sul após denúncia

estacao-tratamento-brk-cachoeiro

Cachoeiro evita perda de água equivalente a 840 piscinas olímpicas em 2024

Jogadores estrela do norte

Estrela do Norte disputará Série B do Capixabão 2025

Praia Central

Cursos gratuitos para mulheres em Marataízes

professor

Cachoeiro abre vagas para professores do Brasil Alfabetizado

Festa de Corpus Christi230-05

Castelo celebra a 62ª Festa de Corpus Christi com fé, arte e tradição

Sebastião Salgado

Governo do ES decreta luto oficial por morte de Sebastião Salgado

Leia mais