img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
qui 22/maio/2025 22:57
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Quem são os cardeais brasileiros que participarão da escolha do novo papa

Após o falecimento de um papa, a Igreja fica em estado de Sede Vacante e prepara a reunião do Conclave, na qual é eleito o novo Bispo de Roma. As normas sobre o encontro estão na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. Sete cardeais brasileiros votam na eleição do novo Papa, cinco deles foram nomeados pelo Papa Francisco. Eles também estão aptos a serem votados.

Atualmente, o Brasil tem oito cardeais, dos quais sete votam no Conclave, por não terem completado a idade de 80 anos, definida como limite para a participação como um cardeal eleitor. Mas todos podem ser votados.

São os cardeais brasileiros, por ordem de criação como cardeal:

Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), 75 anos. Cardeal eleitor e criado em 24 de novembro de 2007, por Bento XVI.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), 88 anos. Cardeal não eleitor, criado em 20 de novembro de 2010, por Bento XVI.

Cardeal João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília (DF) e ex-prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, 77 anos. Cardeal eleitor, criado em 18 de fevereiro de 2012, por Bento XVI.

Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), 74 anos. Cardeal eleitor, o primeiro bispo brasileiro criado cardeal pelo Papa Francisco, em 22 de fevereiro de 2014;

Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA), 65 anos. Cardeal eleitor criado pelo Papa Francisco, em 19 de novembro de 2016.

Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF). Cardeal eleitor criado pelo Papa Francisco em 27 de agosto de 2022.

Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM), eleitor, criado em 27 de agosto de 2022, pelo Papa Francisco. Secretário-geral da CNBB entre 2011-2019.

Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB. Eleitor, criado em 7 de dezembro de 2024, pelo Papa Francisco.

Fonte: CNBB

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fotos (1100 x 850 px) - leilao-marataizes-29-10-2024

Espírito Santo busca soluções para 400 mil pessoas com deficiência

conceição do castelo

Casagrande visita Conceição do Castelo neste sábado (24)

apreensão guaçuí

Dupla é detida por tráfico perto de escola em Guaçuí

calendário feriado

Ponto facultativo no Espírito Santo em 23 de maio: veja cidades com feriado

fórum sustentável

Fórum Caparaó Sustentável começa nesta quinta (22)

pm

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: disputa por veículos pode ser a causa

foto caminhão

Caminhoneiro influencer tem veículo roubado no Sul do ES

Senado

PEC propõe fim da reeleição e unificação das eleições

Leia mais