A Orquestra de Câmara Tocando em Frente estreia, na próxima sexta-feira (23), o projeto Igrejas Históricas Capixabas, com um concerto gratuito às 20h. A apresentação acontece na Igreja Matriz Nosso Senhor dos os, em Cachoeiro de Itapemirim.
A iniciativa tem como proposta levar música clássica a templos históricos do Espírito Santo ao longo de todo o ano.
A temporada será regida pelo jovem maestro Delins Freitas, músico formado pela própria instituição que coordena o projeto.
Ao lado dos jovens instrumentistas de Cachoeiro, ele apresenta um repertório com peças sacras e clássicas, assinadas por compositores renomados. Fará parte do repertório Bach/Gounod (“Ave Maria”), Antonio Vivaldi (“Stabat Mater”), Mozart (“Lacrimosa”, do Réquiem), entre outras.
Além disso, circuito também ará por outras igrejas históricas, incluindo a Igreja Nossa Senhora das Neves, Nossa Senhora do Amparo, Catedral Metropolitana, Nossa Senhora do Rosário e o tradicional Convento da Penha, em Vila Velha.
Projeto une tradição religiosa e música clássica
Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), com apoio da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto é uma realização da Casa Verde.
Fundada em 2006, a Casa Verde mantém a Escola de Música Tocando em Frente, que oferece oficinas gratuitas de teoria musical, instrumentos de orquestra e prática de conjunto.
A partir desse trabalho, nasceram os grupos Orquestra de Câmara Tocando em Frente, Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo (OSSES), Orquestra Escola e Orquestra Infantil, que se apresentam em eventos diversos ao longo do ano.
Desde 2013, essas orquestras vêm se consolidando no cenário musical capixaba, com foco na formação de qualidade e na popularização da música erudita, promovendo, assim, cultura e inclusão por meio da arte.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅