img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sex 23/maio/2025 22:19
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

ONG que auxilia mulheres vítimas de violência recebe doação de mais de 500 kg de alimentos

Foto: Divulgação / GAM
ONG recebe doação de mais de 500 kg de alimento

O apoio às mulheres vítimas de violência ganhou um reforço importante. A ONG Grupo de Acompanhamento à Mulher (GAM) recebeu a visita da equipe de Responsabilidade Social da Petrobras, que anunciou a doação de mais de 500 kg de alimentos e produtos de higiene para a iniciativa.

As representantes da Petrobras, Gilmara Ferreira e Ana Paula Lyra, foram recebidas pela presidente do projeto, Alessandra Belmond, e ficaram impressionadas com o trabalho desenvolvido no apoio a mulheres resgatadas de diversas situações de violência.

Durante a visita, elas conversaram com as assistidas, que encontraram na ONG um espaço de acolhimento, empatia e fortalecimento. Apesar de não contar com apoio de órgãos públicos, a idealizadora do projeto segue firme na luta pelas mulheres de todo estado. Como forma de contribuir com a iniciativa, a Petrobras fará a doação de mais de 500 quilos de alimentos e produtos de higiene, arrecadados na Corrida Petrobras de 2025.

Um trabalho que transforma vidas

O Projeto GAM surgiu em 2016 para oferecer e a mulheres vítimas de violência doméstica, abuso, dependência química e depressão. Em 2023, a iniciativa foi formalizada como ONG, ampliando seu alcance para atender mulheres e pessoas transexuais em situação de vulnerabilidade nos municípios de Anchieta, Piúma, Iconha, Marataízes e Presidente Kennedy. Atualmente, são mais de 520 assistidas.

Alessandra Belmond, idealizadora e presidente do projeto, também é cabeleireira e pastora na cidade. Sua história de vida, marcada por experiências de violência psicológica e abandono, foi o que a motivou a criar o GAM. “Não quero ver nenhuma mulher ar pelo que ei. O que eu faço por elas é o que ninguém fez por mim”, afirma.

O GAM atua de forma voluntária, oferecendo encaminhamento para serviços psicológicos, jurídicos e assistenciais. O trabalho começou apenas com Alessandra, mas hoje conta com uma rede de voluntárias que atuam como secretárias, tesoureiras e assistentes em cada cidade atendida.

Depoimentos de superação

Ao longo dos anos, a ONG transformou a vida de muitas mulheres. Viviane Ribeiro, de Piúma, compartilha sua experiência: “Conhecer o GAM foi muito importante para mim. Eu estava ando por depressão, com a autoestima destruída. Alessandra tem o dom de levantar as mulheres. Ela abraça não só a mulher, mas também os problemas que enfrentamos. Sou muito grata.”

Outro testemunho emocionante é de J.A.C., moradora de Anchieta: “Antes do projeto, eu não tinha um caminho, estava perdida emocionalmente e psicologicamente. Quando entrei no GAM, fui amparada, e minha vida entrou nos eixos. Minha família também foi beneficiada. Encontramos uma luz.”

Desafios e sonhos para o futuro

Atualmente, os atendimentos são realizados em uma sala anexa ao salão de beleza de Alessandra. O sonho da presidente é conquistar uma sede própria para que as assistidas possam receber e de forma mais estruturada. “Um dia, Deus vai me ajudar a ter um espaço completo, onde todas possam ser atendidas sem precisar esperar. Com fé e união, estou fortalecendo as bases para expor minha narrativa e defender aqueles que necessitam, utilizando minha voz com determinação e empatia.”, diz.

Para ajudar o Projeto GAM, seja como voluntário ou apoiador, entre em contato pelo telefone (28) 99949-9790.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

professor

Cachoeiro abre vagas para professores do Brasil Alfabetizado

Festa de Corpus Christi230-05

Castelo celebra a 62ª Festa de Corpus Christi com fé, arte e tradição

Sebastião Salgado

Governo do ES decreta luto oficial por morte de Sebastião Salgado

dez-suspeitos-foram-presos-em-piuma-no-litoral-sul-do-es-2736706-article

Operação Nexum I cumpre 10 mandados em Piúma

câmera fotográfica

Oficina gratuita de fotografia será realizada neste sábado em Cachoeiro

concurso-selecao-processo-seletivo

Cachoeiro abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Design sem nome (4)

Diretora é afastada após flagra com objeto erótico em escola de Cachoeiro

bechara

Morre, aos 97 anos, o gramático Evanildo Bechara

Leia mais