img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sáb 24/maio/2025 01:47
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mais 333 novos policiais penais ingressam no sistema prisional do estado

Foto: Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES
Novos policiais penais ingressam no sistema prisional do estado

Mais 333 novos policiais penais irão compor o quadro operacional nas unidades prisionais do Espírito Santo. Nesta terça-feira (1º), foi realizada a cerimônia de exercício coletivo no Palácio Anchieta, em Vitória. O evento marca o início do trabalho dos agentes de segurança do sistema prisional após a conclusão do curso de formação. Foi a segunda turma oriunda do concurso público realizado em 2023. A terceira turma de convocados já iniciou a formação no mês de fevereiro.

“A Polícia Penal do Espírito Santo é uma instituição jovem, mas que carrega uma responsabilidade enorme. É muito bom ver uma carreira nascer e se consolidar. O trabalho de vocês, policiais penais, dá estabilidade ao sistema penitenciário. Essa área exige muita identidade no exercício da profissão, além de envolvimento e comprometimento. Ficamos muito felizes com a formatura dessa turma. Os resultados obtidos nos últimos anos pelo Estado na redução da criminalidade é boa parte por conta da dedicação dos profissionais da área da segurança pública”, comentou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, parabenizou os novos policiais penais e destacou a importância do trabalho realizado nas unidades para a segurança pública do Estado.

“Parabéns, Turma Bravo e seja bem-vinda à Polícia Penal do Espírito Santo. A partir de agora, já capacitados para atuação nos presídios, vocês irão atuar de forma fundamental para a segurança pública do nosso Estado. A Polícia Penal desempenha um papel crucial na fiscalização e no controle das atividades dentro das unidades. Mas além da condução do tratamento penal, também tem um papel importante na promoção da ressocialização. Que o dia de hoje marque o início de uma carreira brilhante no sistema prisional e que essa atuação seja aliada da segurança pública e da reintegração social da pessoa presa”, disse Rafael Pacheco.

O diretor-geral da Polícia Penal, José Franco de Morais Junior, destacou os investimentos do Governo na ampliação do efetivo policial nos presídios e no fortalecimento dessa estrutura. “O governador Renato Casagrande tem investido em equipamentos de qualidade e em tecnologia, mas, para além disso, tem investido fortemente em recursos humanos, que é o ativo principal e mais caro que nós temos. Isso confere brio à nossa polícia, unindo a austeridade fiscal e a eficiência no aprimoramento das estruturas da Polícia Penal. Nosso agradecimento também ao secretário da Justiça que tem fomentado o crescimento da Polícia Penal”, enfatizou.

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, também participou da solenidade. “Os investimentos do nosso governo em segurança pública são constantes. Semana ada autorizamos a convocação de mais 750 militares para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As Polícias Civil e Científica têm investimentos e a Polícia Penal já nasceu robusta, com um efetivo qualificado e dedicado. Com essa responsabilidade, vamos seguir evoluindo. Governo estruturado, com gestão e capaz de realizar investimentos em áreas estratégicas”, pontuou.

Esta foi a segunda turma do concurso público realizado em 2023, que ofertou 600 vagas para o cargo de policial penal, mais cadastro de reserva. Em dezembro do ano ado, 291 novos policiais ingressaram nas unidades prisionais do Estado após conclusão do curso de formação, que tem uma carga horária total de 612 horas, distribuídas ao longo de 72 dias de treinamento intensivo.

A terceira turma de convocados do último concurso iniciou o curso de formação no mês de fevereiro. São mais 365 alunos em treinamento na Academia de Polícia Penal (Acadeppen), em Viana, o que irá totalizar o ingresso de quase mil novos policiais para a Polícia Penal do Espírito Santo.

Para este ano, está previsto um novo concurso público, com previsão de abertura de mais 600 vagas para o cargo de policial penal. Para publicação do certame, os procedimentos istrativos estão em andamento para a seleção da banca organizadora e definição dos critérios de seleção.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

professor

Cachoeiro abre vagas para professores do Brasil Alfabetizado

Festa de Corpus Christi230-05

Castelo celebra a 62ª Festa de Corpus Christi com fé, arte e tradição

Sebastião Salgado

Governo do ES decreta luto oficial por morte de Sebastião Salgado

dez-suspeitos-foram-presos-em-piuma-no-litoral-sul-do-es-2736706-article

Operação Nexum I cumpre 10 mandados em Piúma

câmera fotográfica

Oficina gratuita de fotografia será realizada neste sábado em Cachoeiro

concurso-selecao-processo-seletivo

Cachoeiro abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Design sem nome (4)

Diretora é afastada após flagra com objeto erótico em escola de Cachoeiro

bechara

Morre, aos 97 anos, o gramático Evanildo Bechara

Leia mais