O Maio Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a importância de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa foi oficializada em 2022 por meio da Lei nº 14.432/2022 e, portanto, tem como objetivo alertar a sociedade para esse grave e persistente problema.
A escolha do mês de maio está relacionada a um caso ocorrido em 1973, na cidade de Vitória (ES). No dia 18 daquele mês, uma menina foi sequestrada, drogada, violentada e assassinada. O crime causou grande comoção e, assim, mobilizou diversas entidades que aram a promover campanhas de conscientização e enfrentamento da violência sexual contra menores de idade.
A psicóloga Barbara Brandão Spadetto, Especialista em Saúde Mental, explica a diferença entre os termos:
“Abuso e exploração sexual não são a mesma coisa. O abuso sexual é um ato libidinoso, em que se invade a sexualidade de uma criança ou adolescente para a gratificação sexual de um adulto. Já a exploração sexual envolve o uso de crianças e adolescentes para fins sexuais com objetivo de lucro.”
Segundo a especialista, os sinais de abuso podem variar conforme o tipo e a idade da vítima. Entre os principais indícios estão: lesões inexplicáveis, mudanças no apetite, isolamento, baixa autoestima e ansiedade.
Ela também aponta o uso de substâncias e tentativas de fuga de casa como sinais de alerta.
“Se houver suspeita de abuso, é fundamental buscar ajuda profissional na área da saúde, denunciar às autoridades competentes e, principalmente, acolher e escutar a criança ou o adolescente”, orienta a psicóloga. “Tenha em mente que a denúncia é um ato de coragem que pode transformar a vida de uma criança.”
As denúncias podem ser feitas de forma anônima, por meio do Disque 100 ou diretamente aos Conselhos Tutelares e órgãos competentes.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅
Uma resposta
Muito relevante, o tema é a colocação.