img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
qui 22/maio/2025 22:04
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Lei transforma as cavalgadas em patrimônio cultural de Cachoeiro

As cavalgadas foram elevadas à categoria de bem cultural e imaterial em Cachoeiro de Itapemirim. A proposta, de autoria do vereador Brás Zagotto, foi sancionada pelo prefeito Victor Coelho e publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial do Município.

As cavalgadas foram elevadas à categoria de bem cultural e imaterial em Cachoeiro de Itapemirim. A medida foi sancionada pelo prefeito Victor Coelho e publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial do Município.

De acordo com a nova lei, que entra em vigor a partir desta segunda, serão consideradas cavalgadas aquelas que têm por finalidade reunir diversas tradições e valores para as festividades culturais e sociais.

Segundo o autor do projeto, o vereador Brás Zagotto, presidente da Câmara Municipal, a proposta foi fundamentada no compromisso constitucional de proteger e promover manifestações que compõem a identidade cultural do Brasil.

A proposta foi apresentada em fevereiro e aprovada na sessão de terça-feira (23).

Desde dezembro de 2017 as cavalgadas são reconhecidas como manifestação cultural do Espírito Santo, por meio de projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Gildevan Fernandes.

As cavalgadas surgiram no Brasil entre os séculos 17 e 18 durante o processo de ocupação do solo. Conduzindo o gado bovino ou equino de uma fazenda para outra iam os tropeiros, montados a cavalos ou burros. Eles acampavam para descansar, agradecer e pedir proteção divina para eles e para os animais.

Com o tempo, as cavalgadas aram a ter diferentes objetivos: religioso, cívico, ecológico ou esportivo. Algumas acontecem a título de competição, mas a maioria ocorre apenas para representar a busca por prazer, diversão e contato com a natureza e são praticadas por homens e mulheres de diversas faixas etárias.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fotos (1100 x 850 px) - leilao-marataizes-29-10-2024

Espírito Santo busca soluções para 400 mil pessoas com deficiência

conceição do castelo

Casagrande visita Conceição do Castelo neste sábado (24)

apreensão guaçuí

Dupla é detida por tráfico perto de escola em Guaçuí

calendário feriado

Ponto facultativo no Espírito Santo em 23 de maio: veja cidades com feriado

fórum sustentável

Fórum Caparaó Sustentável começa nesta quinta (22)

pm

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: disputa por veículos pode ser a causa

foto caminhão

Caminhoneiro influencer tem veículo roubado no Sul do ES

Senado

PEC propõe fim da reeleição e unificação das eleições

Leia mais