img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sex 23/maio/2025 14:39
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Iema disponibiliza 16 animais silvestres para adoção responsável

Foto: Iema
Iema disponibiliza animais pra adoção

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) abriu novas oportunidades para quem deseja adotar um animal silvestre. É o Programa Guardião de Fauna, que permite a guarda responsável de bichos que não podem retornar à natureza devido a condições físicas ou comportamentais. Ao todo, são 16 animais, sendo cinco Agapórnis, um Ring Neck, cinco Gaviões-carijó e cinco Tartarugas-de-orelha-vermelha.

Entre os animais, apenas os gaviões têm deficiência nas asas ou dificuldades de locomoção, o que impede o voo e a reintrodução na natureza. O coordenador de Fauna do Iema, Cosme Carvalho, explica que as demais espécies estão fisicamente saudáveis, mas, ainda assim, precisam de um ambiente adequado para sua manutenção, visto que são espécies exóticas. “Assim, essa modalidade evita que os animais sejam soltos em locais inadequados, o que poderia causar desequilíbrios ecológicos”, destaca.

Os animais, antes de serem disponibilizados para adoção, aram por avaliação nos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), onde são acolhidos após resgates, apreensões ou entregas voluntárias. “A modalidade de Guardião de Fauna evita que os animais permaneçam nos Cetras por período superior ao necessário, o que sobrecarregaria os centros, além de assegurar que recebam o cuidado e a atenção adequados”, pontua Cosme Carvalho.

A categoria Guardião de Fauna foi criada pela Instrução Normativa Nº 12-N, de 2020, e é adotada apenas quando não há outras alternativas viáveis, como zoológicos, mantenedores ou criadouros conservacionistas. Para se tornar um Guardião de Fauna, é necessário realizar um cadastro enviando um e-mail para [email protected], informando o nome completo e os animais de interesse. A seleção é rigorosa e feita com base na ordem de inscrição e nas condições do animal.

O processo de adoção exige o envio de documentos, como RG, F, comprovante de residência, Certidão Negativa de Débitos Ambientais (CNDA) e um memorial descritivo do recinto onde o animal será mantido, garantindo que a estrutura atenda às necessidades do indivíduo. O guardião também deve arcar com custos como alimentação, marcação do animal por anilha ou microchip, e apresentar um atestado de saúde anual emitido por um médico veterinário.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design sem nome (4)

Diretora é afastada após flagra com objeto erótico em escola de Cachoeiro

bechara

Morre, aos 97 anos, o gramático Evanildo Bechara

prisão 22-05

Suspeito por duplo homicídio em Atílio Vivácqua confessa crime

Concurso TCU 2025: 60 vagas de nível médio com salário de R$ 15 mil

Concurso TCU 2025: 60 vagas de nível médio com salário de R$ 15 mil

PM

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: arma do crime é encontrada e suspeito é preso

secretário Amós

Secretário de istração de Cachoeiro pede exoneração

apreensão 22-05

Motocicleta roubada é recuperada pela GCM em Cachoeiro

fotos (1100 x 850 px) - leilao-marataizes-29-10-2024

Espírito Santo busca soluções para 400 mil pessoas com deficiência

Leia mais