img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sex 23/maio/2025 15:51
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Governo publica decreto que regulamenta proibição de uso de celulares nas escolas

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O Governo Federal publicou, nesta quarta-feira (19), o Decreto nº 12.385/2025, que regulamenta a Lei nº 15.100/2025 sobre a restrição do uso de aparelhos celulares em escolas. O objetivo é estabelecer a restrição de celulares para estudantes durante as aulas, o recreio ou os intervalos, em todas as etapas da educação básica. A finalidade é preservar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes.

O decreto também define exceções e estabelece diretrizes para as escolas, que deverão incluir em seus regimentos internos e propostas pedagógicas, orientação para estudantes e famílias; formação para professores sobre uso pedagógico dos dispositivos; critérios para uso dos aparelhos conforme a etapa de ensino; procedimentos para guarda dos eletrônicos e as consequências para o descumprimento das normas.

“Celular em sala de aula, só para aprender! Nosso objetivo é proteger as nossas crianças e contribuir para que a escola seja, cada vez mais, um espaço de interação e aprendizagem”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

De acordo com o decreto, as redes de ensino e os estabelecimentos públicos e privados de educação básica devem promover ações de conscientização sobre os riscos do uso excessivo de celulares e telas; oferecer formação aos profissionais de educação, com foco no uso seguro, responsável e equilibrado de tecnologias; bem como criar espaços de escuta e garantir acolhimento aos estudantes, professores e profissionais que apresentarem sinais de sofrimento emocional relacionado ao uso de dispositivos digitais e às ofensas on-line.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece, desde 2018, a dependência digital como transtorno, conhecida como nomofobia. Estudos indicam que o uso excessivo de celulares pode causar alterações cerebrais, distúrbios de atenção e comportamento, atrasos na cognição e na linguagem, miopia, problemas no sono e sobrepeso.

O decreto também incentiva a educação digital e midiática, preparando os estudantes para um uso crítico e ético da tecnologia. Para apoiar as redes na implementação da lei, o MEC lançou guias com diretrizes sobre uso consciente de dispositivos eletrônicos e promove nesta quarta (19) um webinário para orientar as famílias, disponível no canal do MEC no YouTube, às 18h30.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

concurso-selecao-processo-seletivo

Cachoeiro abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Design sem nome (4)

Diretora é afastada após flagra com objeto erótico em escola de Cachoeiro

bechara

Morre, aos 97 anos, o gramático Evanildo Bechara

prisão 22-05

Suspeito por duplo homicídio em Atílio Vivácqua confessa crime

Concurso TCU 2025: 60 vagas de nível médio com salário de R$ 15 mil

Concurso TCU 2025: 60 vagas de nível médio com salário de R$ 15 mil

PM

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: arma do crime é encontrada e suspeito é preso

secretário Amós

Secretário de istração de Cachoeiro pede exoneração

apreensão 22-05

Motocicleta roubada é recuperada pela GCM em Cachoeiro

Leia mais