img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sex 23/maio/2025 03:29
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ferraço entra com ação judicial para barrar aumento do IPTU em Cachoeiro

O deputado estadual Theodorico Ferraço (PP), candidato a prefeito, ingressou com uma ação judicial nesta terça-feira (13) contra o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB).

A ação foi protocolada no 1º Juizado Especial Criminal e da Fazenda Pública do município e tem como objetivo impedir a implementação de um aumento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), previsto para janeiro de 2025.

Ferraço argumenta que o aumento é abusivo e pode impactar negativamente a população, especialmente as camadas mais vulneráveis.

O deputado afirmou que tentou negociar com o prefeito e propôs a elaboração de um projeto de lei que postergasse o reajuste do tributo por pelo menos dois anos, mas não obteve sucesso.

Na ação Nº 5010102-27.2024.8.08.0011, Ferraço questiona a validade da Planta Genérica de Valores, um documento que orienta a definição do IPTU e que, segundo ele, foi realizado a um custo elevado de R$ 12 milhões aos cofres públicos, mas contém informações desatualizadas e inconsistentes em relação ao mercado imobiliário local.

O deputado também critica os valores definidos para a taxa de lixo, argumentando que em várias áreas do município não há coleta de lixo, tornando a cobrança inadequada.

A ação solicita que a Justiça notifique o prefeito Victor Coelho para que revise a Planta Genérica de Valores e tome providências legislativas para suspender os efeitos da lei que autoriza o aumento do IPTU e da taxa de lixo.

Ferraço pede ainda que os carnês do IPTU e da taxa de lixo para 2025 sejam emitidos com os valores atuais, evitando um impacto financeiro que considera injusto.

A assessoria do prefeito foi procurada e informou que todas as manifestações sobre o assunto serão feitas nos autos do processo judicial.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Uma resposta

  1. contestei i.p.t.u 09/01/24 junto a prefeitura, que 2020 era 144.80 reais, 2021ou para 989.79 reais, 2022 ou para 1082.21 reais, em 2023 reduzui para 425.15 reais; Estão negando me carnê 2024. Paquei taxa de revisão de cáculo de imposto só que não consigo a-los. Por favor alguem pode ajudar-me.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fotos (1100 x 850 px) - leilao-marataizes-29-10-2024

Espírito Santo busca soluções para 400 mil pessoas com deficiência

conceição do castelo

Casagrande visita Conceição do Castelo neste sábado (24)

apreensão guaçuí

Dupla é detida por tráfico perto de escola em Guaçuí

calendário feriado

Ponto facultativo no Espírito Santo em 23 de maio: veja cidades com feriado

fórum sustentável

Fórum Caparaó Sustentável começa nesta quinta (22)

pm

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: disputa por veículos pode ser a causa

foto caminhão

Caminhoneiro influencer tem veículo roubado no Sul do ES

Senado

PEC propõe fim da reeleição e unificação das eleições

Leia mais