img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
qui 22/maio/2025 18:12
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Entenda termos utilizados na despedida do Papa e na preparação da escolha do novo pontífice

A Igreja se despede do Papa Francisco, falecido na última segunda-feira, 21, e entra na fase de Sede Vacante, ou seja, sem a condução do Bispo de Roma. Vários termos tomam a imprensa e podem não ser entendidos sobre esse contexto pelo qual a a Igreja.

Abaixo, trazemos alguns termos sobre o processo de despedida do Papa Francisco e sobre o caminho que levará à escolha do novo pontífice após o período de luto.

Camerlengo – Cardeal que, na Cúria Romana, preside a chamada Câmara Apostólica e que durante a Sede Vacante conduz a istração temporal do Vaticano. É de sua competência organizar as cerimônias funerais do Papa e tudo o que diz respeito à celebração do Conclave. O atual camerlengo da Igreja Católica é o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, de 77 anos. O vice-camerlengo é o arcebispo brasileiro a serviço da Cúria Romana, dom Ilson de Jesus Montanari.

Cardeal – É a pessoa designada pelo Papa para uma dupla missão: ser um colaborador na condução da Igreja em âmbito universal e, no Colégio Cardinalício, eleger o novo Papa quando da Sé Vacante. São três ordens dos cardeais: os cardeais-bispos, titulares das dioceses que rodeiam Roma e os patriarcas orientais elevados ao cardinalato; e os cardeais presbíteros e cardeais diáconos, aos quais são atribuídos os títulos ou diaconias de Igrejas em Roma. Todos os designados para o cardinalato devem ser bispos ou, se forem presbíteros, devem receber a ordenação episcopal.

Cúria Romana – é a estrutura istrativa e pastoral a serviço da missão da Igreja, sob o comando do Papa e localizada na Cidade do Vaticano.

Sé Apostólica e Santa Sé – designa-se com este nome tanto o Papa quanto a Secretaria de Estado, o Conselho para os negócios públicos da Igreja e os demais Organismos da Cúria Romana.

Sede Vacante – Expressão latina – estando a sede vacante – que significa o período que vai desde a vacância da sede, no caso, a Santa Sé, pela saída do titular (por morte, renúncia, remoção…) até a nomeação e tomada de posse de seu sucessor.

Novendiali – nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. Somente depois desse período é que os cardeais com menos de 80 anos se reúnem no Conclave. Assim, esse novenário é a transição entre o luto e a escolha do novo pontífice.

Em cada dia é celebrada uma Missa em sufrágio pelo Papa falecido. Os textos litúrgicos e as orações focam na esperança da ressurreição e na misericórdia divina.

Ultima Commendatio – Na tradução do latim é a Última Recomendação do corpo do Papa falecido. É um rito solene de despedida da Igreja, realizado após a oração pós-comunhão da Missa Exequial celebrada na Praça de São Pedro. Nesta oração, a Igreja entrega a alma do Papa à misericórdia de Deus.

Valedictio – em seguida da Ultima Commendatio, ocorre o Valedictio, quando os presentes fazem a despedida solene e pública do Papa falecido. Pode ocorrer com gestos de silêncio profundo, um toque dos sinos e a despedida dos fiéis que participam da celebração. Em seguida, o corpo é levado para o local do sepultamento.

Conclave – Do latim cum e clavis = com chave. A reunião dos cardeais para eleger um novo Papa. O nome vem do fato de que a reunião ocorre na Capela Sistina, a portas fechadas. A intenção é que não haja interferência externa.

Essa reunião acontecerá após os nove dias de luto contados a partir do sepultamento do Papa. Os cardeais são aguardados até 20 dias após o falecimento do pontífice.

Universi Dominici Gregis – Constituição Apostólica escrita pelo Papa João Paulo II sobre a vacância da Sé Apostólica e a eleição do Romano Pontífice, e publicada em 22 fevereiro de 1996.

Normas Nonnullas – Carta Apostólica do Papa Bento XVI na qual ele alterou algumas normas relativas à eleição do Romano Pontífice, publicada em 22 de fevereiro de 2013. Portanto, o documento deu nova redação a alguns artigos da Universi Dominici Gregis.

Fonte: CNBB

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conceição do castelo

Casagrande visita Conceição do Castelo neste sábado (24)

apreensão guaçuí

Dupla é detida por tráfico perto de escola em Guaçuí

calendário feriado

Ponto facultativo no Espírito Santo em 23 de maio: veja cidades com feriado

fórum sustentável

Fórum Caparaó Sustentável começa nesta quinta (22)

pm

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: disputa por veículos pode ser a causa

foto caminhão

Caminhoneiro influencer tem veículo roubado no Sul do ES

Senado

PEC propõe fim da reeleição e unificação das eleições

motocross freestyle

Aventura e cultura no Polenta Off Road em Venda Nova

Leia mais