img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
dom 25/maio/2025 05:58
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Centenas de peixes aparecem mortos na areia na Praia de Itaoca

fotos - peixes-mortos-31-01-2025

Centenas de peixes apareceram mortos na faixa de areia da praia de Itaoca, no município de Itapemirim, no litoral sul, nesta sexta-feira (31). Imagens obtidas mostram os animais espalhados na beira do mar e uma embarcação com redes de pesca a poucos metros.

À reportagem, um turista de 54 anos, que preferiu não ser identificado, contou que costuma correr na praia, e se surpreendeu com a cena que encontrou nesta sexta-feira. “Foi triste de ver, filmei pois precisamos provocar uma intervenção dos órgãos públicos”, afirmou.

De acordo com ele, é comum notar um ou dois peixes mortos na areia, mas o veranista diz que nunca viu essa quantidade de animais mortos.

“Eram centenas de peixes, talvez mais porque tinham muitos na água e próximos ao barco também, não tenho nem noção da quantidade”, lamentou.

Com base nas imagens, o biólogo e advogado ambiental, Gustavo Coelho, acredita que grande parte dos peixes mortos são da espécie sardinha. Ele revelou que a aparição dos animais mortos pode ser uma consequência da pesca de arrasto (quando uma grande rede é arrastada por um barco). “Seria um descarte de captura, de repente não era o que eles (pescadores) queriam”, afirmou.

De acordo com o profissional, os peixes capturados e mortos durante a pesca de arrasto boiam e também podem parar na praia durante a maré alta. “A maré sobe, a onda joga (os peixes para areia), e depois agora que a maré abaixa, isso fica depositado na praia”, justificou.

O biólogo também acredita na hipótese ser uma consequência da própria pesca de arrasto.
“Os peixes menores podem ter ado pela malha da rede. Normalmente, a pesca de arrasto é feita muito cedo e os peixes acabam sendo encontrados na praia pela população durante o dia”, explicou.


Nota da Prefeitura de Itapemirim

Recebemos a denúncia na Secretaria de Pesca e Meio Ambiente e já estamos analisando a situação. Vamos reforçar junto aos pescadores que é proibido o lançamento de resíduos, como peixes mortos, na praia de Itaipava, e orientá-los sobre o descarte correto.

Além disso, caso sejam identificados responsáveis por essa prática, eles serão notificados pela infração ambiental e estarão sujeitos a multa. A prefeitura está comprometida em preservar o meio ambiente e garantir o bem-estar da comunidade.

Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeitura e Diocese de Cachoeiro

Diocese de Cachoeiro promove diálogo por políticas para população de rua

chuva

Chuva e ventos fortes devem marcar o fim de semana em Cachoeiro

Samu_11_10_2023

Motociclista morre após atropelar pedestre e colidir com carro em Cachoeiro

BPM

Suspeito por tráfico de drogas morre ao confrontar PM em Cachoeiro

PM 24-05

PM apreende drogas e detém homem em Mimoso do Sul após denúncia

estacao-tratamento-brk-cachoeiro

Cachoeiro evita perda de água equivalente a 840 piscinas olímpicas em 2024

Jogadores estrela do norte

Estrela do Norte disputará Série B do Capixabão 2025

Praia Central

Cursos gratuitos para mulheres em Marataízes

Leia mais