img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sex 23/maio/2025 20:43
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Canal do Pinto. Foto: Alessandro de Paula

Canal do Pinto, um rio artificial feito por escravos

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

No interior de Itapemirim existe um rio artificial, construído há mais de 130 anos com mão-de-obra escrava para ligar as colônias italianas, suíças e libanesas de Rio Novo do Sul ao litoral.

Ele era navegável no ado. Hoje, no entanto, está esquecido. Pouca gente conhece, a não ser moradores da região que utilizam suas águas para irrigação das plantações ou para um refrescante banho.

Não é exagero dizer que sua construção foi semelhante a uma obra faraônica. Segundo alguns pesquisadores, na época cerca de 1 mil escravos trabalharam no canal até deixa-lo navegável.

A obra foi comandada pelo engenheiro português José Pinto Paca, daí o nome Canal do Pinto.

Diariamente, barcos levavam e traziam mercadorias e ageiros entre as colônias de Rio Novo e o Porto da Barra, que pertencia a Itapemirim na ocasião. Com a emancipação, hoje a área do porto pertence a Marataízes.

Alguns moradores da região defendem a revitalização do canal para estímulo ao turismo. Apesar de assoreado, o canal permite a navegação de pequenos barcos.

O rio artificial a por mangues e propriedades rurais. Perto da foz, existem monumentos históricos como o Palácio das Águias e o Trapiche.

José Rubens foi um grande entusiasta do Canal. Foto: Alessandro de Paula

Também perto da foz, o pequeno rio, com suas águas claras e quentes, forma um local atrativo para o banho. É nesse ponto que, aos finais de semana, muitos moradores vão se refrescar ou simplesmente fazer piquenique ou jogar bola.

O jornalista e professor José Rubens Brumana, que morreu em 2020, foi um dos grandes entusiastas do Canal do Pinto. Para ele, a região está perdendo uma excelente oportunidade de explorar turisticamente o local.

Área para futebol e piquenique. Foto: Alessandro de Paula

 

Como chegar

Para chegar a esse ponto é preciso atravessar a ponte da Barra de Itapemirim e procurar a comunidade de Pontal, às margens da Rodovia do Sol (ES-060). A comunidade conhece o local como “O Lauro”. A água normalmente é rasa e morna, com bancos de areia no fundo.

O caminho para “O Lauro” é um atrativo a parte, com exceção do entulho que algumas pessoas insistem em depositar na entrada da trilha. A caminhada de cinco minutos é por uma trilha dentro de uma pequena mata formada por vegetação de restinga, ao som de pássaros.

Canal do Pinto. Foto: Alessandro de Paula

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Respostas de 3

  1. Fato, geralmente desconhecido, curioso e interessante, como muitos outros de nossa maravilhosa história (sim, maravilhosa, apesar de opiniões contrarias).

  2. Construído há mais de 130 anos, portanto antes de 1894. A escravidão, foi oficialmente abolida no Brasil em 13 de maio de 1888, mas já vinha sendo abolida, parcialmente, por etapas, desde o início do Império. Jose Bonifácio e Dom Pedro I eram declaradamente contra a escravidão, bem como Dom Pedro II.

  3. O Canal do Pinto ,desemboca na Ponte do Amaral,no Rio novo , no Vale do Orobó,anos atrás as escolas levaram os alunos para conhercer infelizmente tudo foi esquecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

professor

Cachoeiro abre vagas para professores do Brasil Alfabetizado

Festa de Corpus Christi230-05

Castelo celebra a 62ª Festa de Corpus Christi com fé, arte e tradição

Sebastião Salgado

Governo do ES decreta luto oficial por morte de Sebastião Salgado

dez-suspeitos-foram-presos-em-piuma-no-litoral-sul-do-es-2736706-article

Operação Nexum I cumpre 10 mandados em Piúma

câmera fotográfica

Oficina gratuita de fotografia será realizada neste sábado em Cachoeiro

concurso-selecao-processo-seletivo

Cachoeiro abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Design sem nome (4)

Diretora é afastada após flagra com objeto erótico em escola de Cachoeiro

bechara

Morre, aos 97 anos, o gramático Evanildo Bechara

Leia mais