img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
qui 22/maio/2025 12:38
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cachoeiro cria nova Secretaria de Meio Ambiente

Projeto de lei aprovado cria a SEMMA e reorganiza estrutura urbana em Cachoeiro. Nova pasta atuará em fiscalização, licenciamento e proteção ambiental.

A Câmara de Cachoeiro de Itapemirim aprovou, nesta última terça-feira (20), o Projeto de Lei nº 40/2025, que cria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

A proposta, enviada pelo Executivo, também reorganiza a antiga Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, que a a se chamar Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEMDURB).

Com a mudança, o município busca tornar mais eficientes as gestões ambiental e urbana, separando atribuições antes concentradas em uma única estrutura istrativa. A SEMMA atuará de forma autônoma, com estrutura própria, e será responsável por ações de fiscalização, licenciamento ambiental e políticas de bem-estar animal.

A nova secretaria também cuidará da gestão de resíduos sólidos, proteção de recursos naturais e desenvolvimento de projetos de educação ambiental no município.

Já a SEMDURB será responsável pelo planejamento urbano, incluindo ordenamento territorial, mobilidade urbana e fiscalização de obras e posturas municipais. Além disso, a pasta vai gerir dados estatísticos, geoprocessamento e implementação de planos estratégicos, como o Plano Diretor de Cachoeiro.

O projeto foi aprovado em regime de urgência e recebeu apoio unânime dos vereadores presentes na sessão ordinária desta terça-feira.

Para o vereador Delandi Macedo (PSDB), líder do governo na Casa, a medida representa um avanço na gestão pública municipal. Segundo ele, a separação das secretarias garante mais agilidade nas decisões e respeita as particularidades de cada área de atuação.

A nova estrutura entra em vigor com a publicação da lei no Diário Oficial, e o Executivo regulamentará os detalhes por meio de decreto.

A reestruturação também abre espaço para políticas públicas mais especializadas, alinhando o município às demandas socioambientais e urbanas contemporâneas.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Senado

PEC propõe fim da reeleição e unificação das eleições

motocross freestyle

Aventura e cultura no Polenta Off Road em Venda Nova

droga incinerada

500 kg de drogas são incinerados em Cachoeiro

formação policiais

Polícia Penal do ES ganha reforço com 354 agentes

ação GCM 21-05

Ação conjunta da PRF e GCM recupera veículos

prisioneiros ES

Presos do ES ajudam a custear sistema prisional

Exame_Toxicologico-1

Exame toxicológico: multa automática a partir de julho

apreensão 21-05

Marataízes e Itapemirim são alvos da Operação Asfixia 25

Leia mais