Suba as montanhas e receba as boas novas da natureza. John Muir
O Pilar de Katskhi
O Pilar de Katskhi é um gigantesco monólito de rocha com quase 50 metros de altura, encravado a 200 quilômetros da cidade de Tbilissi, capital do país do Cáucaso, na Europa Oriental, chamado Geórgia. Uma misteriosa torre de granito que se ergue como um poderoso punho do chão em meio a um local completamente isolado da civilização , em meio a florestas e campos.
Katskhi significa Vida. E, em seu cume, reside aquela que é considerada um dos maiores mistérios da história e da arquitetura do último milênio: a Capela de Katskhi.
A Capela de Katskhi
Essa capela é de concepção ortodoxa e foi descoberta por acaso, após um grupo de alpinistas escalar as íngremes paredes de rocha do grande pilar. Ao alcançarem o cume, qual foi a surpresa de encontrarem uma magnífica obra de fé completamente intacta e abandonada…
Mas o que mais intrigou esses destemidos montanhistas é que não havia, em seu interior, nenhuma pista que indicasse quando essa magnífica obra de engenharia foi construída e, por não existir nenhum registro que explique sua construção, a arqueologia moderna a considera um dos maiores mistérios da atualidade a ser desvendado.
Como os monges conseguiram escalar até o topo?
Como conseguiram levar materiais de construção pesadíssimos?
De onde vinha a água que abastecia a igreja?

O complexo do Pilar de Katskhi
O cume conta com uma área de 150 metros quadrados, e foi construída uma igreja, uma cripta e várias celas de eremitério, além de uma adega. A partir de 1999, os primeiros arqueólogos aram a realizar estudos mais aprofundados sobre o local e acreditam que as ruínas encontradas datam do século V. Porém, anos mais tarde, vários estudos e análises divergem a respeito das datas de construção. Os profissionais do Museu Nacional Georgiano colocam sua origem entre os séculos IX e X, ou seja, há mais de mil anos.
Mas todos os pesquisadores chegaram a um consenso: a igreja do Pilar é dedicada a um monge conhecido como São Máximo, o Confessor, antigo ajudante do imperador bizantino Heráclio, que deixou para trás o conforto do poder em Constantinopla para viver uma vida mais santificada, próximo a Deus. Entretanto, o maior mistério é que, até hoje, não há registro que explique sua construção nem por que ela foi abandonada.

Mulher não entra
A igreja ou por uma reforma em 2009, com o apoio do governo Georgiano, e os atuais es, os monges católicos ortodoxos, colocaram várias restrições de o, entre elas, proibiram a escalada em suas magníficas paredes e uma em especial… Mulheres são proibidas de pisarem em seu cume.
Atualmente
O o continua , apenas os monges que vivem em um mosteiro na base do pilar podem fazer a árdua escalada diária. A subida, por uma estreita escada de metal chumbada na rocha, leva cerca de 20 minutos e, segundo os monges, aproxima-os de Deus. Os monges, os pesquisadores e poucos civis privilegiados.
Mas um mistério maior ainda que sua construção, permanece: Como esse pilar, com uma altíssima dificuldade técnica, foi escalado na Idade Media?
Para frente e para o alto:
Montanha Brasil.
Para saber mais:

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅
Uma resposta
Superinteressante! Diante o texto do cachoeirense Márcio do Nascimento Santana, me remete há várias incógnitas sobre a misteriosa construção, a santidade e a exclusividade da igreja do Pilar de Katskhi que a torna misteriosa e única no cenário mundial, porém com a busca por lugares sagrados, até quando o será?