A Marinha do Brasil realiza nesta sexta-feira (16), a partir de 7h30, uma operação anfíbia multinacional na Praia de Itaoca, em Itapemirim, no Litoral Sul.
Esta será a fase final do mais antigo exercício marítimo organizado pelos Estados Unidos (EUA), a 63ª Operação Unitas. Com início às 7h30, a ação contará com a participação de fuzileiros navais de 12 países para “simular’’ o resgate de civis.
Estarão envolvidos na ação militares do Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, França, Jamaica, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Na ação, poderão ser observados blindados e anfíbios outros equipamentos e armamentos da marinha brasileira e a dos EUA.
A primeira etapa da operação aconteceu no dia 8 em Niterói, no Rio de Janeiro.
Todos os fuzileiros navais e seus equipamentos desembarcarão a partir de cinco navios anfíbios, que poderão ser observados pelo mar. No ar, poderão ser avistadas aeronaves de três países: Brasil, Estados Unidos e México.
O comandante da Primeira Divisão da Esquadra, contra-almirante Marcelo Menezes Cardoso, destacou que esta edição conta com representantes de todos os continentes.
“É a primeira vez que navios africanos cruzam o Atlântico e vêm participar de um exercício no litoral. Acho que esse é um fato marcante”, revelou ele.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅