O Espírito Santo celebra, nesta sexta-feira (23), o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. A data marca a chegada de Vasco Fernandes Coutinho à Prainha de Vila Velha, em 1535, e a fundação do primeiro núcleo da então Capitania, a Vila do Espírito Santo.
Apesar da importância histórica, o 23 de maio não é considerado feriado estadual. De acordo com o Decreto nº 133, publicado pelo Governo do Estado em janeiro, o dia será ponto facultativo apenas para os órgãos do Poder Executivo.
Na Grande Vitória, somente Vila Velha decretou feriado municipal por completar 490 anos. Na cidade aniversariante, os serviços essenciais, como saúde, segurança e limpeza, funcionarão normalmente. Os demais atendimentos serão suspensos.
Nas cidades vizinhas, Vitória, Serra, Cariacica e Viana, o expediente seguirá normalmente, já que a data não consta nos calendários locais de feriados.
A Assembleia Legislativa também não terá expediente na quinta-feira, conforme o Ato nº 4716/2024, em homenagem à colonização do solo capixaba.
No interior, os municípios de Presidente Kennedy e Itapemirim, ambos no Sul do Estado, também decretaram ponto facultativo e terão repartições públicas fechadas.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅