img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
qui 22/maio/2025 23:38
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cachoeiro cria nova Secretaria de Meio Ambiente

Projeto de lei aprovado cria a SEMMA e reorganiza estrutura urbana em Cachoeiro. Nova pasta atuará em fiscalização, licenciamento e proteção ambiental.

A Câmara de Cachoeiro de Itapemirim aprovou, nesta última terça-feira (20), o Projeto de Lei nº 40/2025, que cria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

A proposta, enviada pelo Executivo, também reorganiza a antiga Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, que a a se chamar Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEMDURB).

Com a mudança, o município busca tornar mais eficientes as gestões ambiental e urbana, separando atribuições antes concentradas em uma única estrutura istrativa. A SEMMA atuará de forma autônoma, com estrutura própria, e será responsável por ações de fiscalização, licenciamento ambiental e políticas de bem-estar animal.

A nova secretaria também cuidará da gestão de resíduos sólidos, proteção de recursos naturais e desenvolvimento de projetos de educação ambiental no município.

Já a SEMDURB será responsável pelo planejamento urbano, incluindo ordenamento territorial, mobilidade urbana e fiscalização de obras e posturas municipais. Além disso, a pasta vai gerir dados estatísticos, geoprocessamento e implementação de planos estratégicos, como o Plano Diretor de Cachoeiro.

O projeto foi aprovado em regime de urgência e recebeu apoio unânime dos vereadores presentes na sessão ordinária desta terça-feira.

Para o vereador Delandi Macedo (PSDB), líder do governo na Casa, a medida representa um avanço na gestão pública municipal. Segundo ele, a separação das secretarias garante mais agilidade nas decisões e respeita as particularidades de cada área de atuação.

A nova estrutura entra em vigor com a publicação da lei no Diário Oficial, e o Executivo regulamentará os detalhes por meio de decreto.

A reestruturação também abre espaço para políticas públicas mais especializadas, alinhando o município às demandas socioambientais e urbanas contemporâneas.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fotos (1100 x 850 px) - leilao-marataizes-29-10-2024

Espírito Santo busca soluções para 400 mil pessoas com deficiência

conceição do castelo

Casagrande visita Conceição do Castelo neste sábado (24)

apreensão guaçuí

Dupla é detida por tráfico perto de escola em Guaçuí

calendário feriado

Ponto facultativo no Espírito Santo em 23 de maio: veja cidades com feriado

fórum sustentável

Fórum Caparaó Sustentável começa nesta quinta (22)

pm

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: disputa por veículos pode ser a causa

foto caminhão

Caminhoneiro influencer tem veículo roubado no Sul do ES

Senado

PEC propõe fim da reeleição e unificação das eleições

Leia mais