img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sáb 24/maio/2025 14:35
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco acontece nesta sexta

Foto: Divulgação CNBB

Nesta sexta-feira (25), às 20h locais (de Roma), na Basílica de São Pedro, acontece a cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco, que foi trasladado na manhã de hoje da Casa Santa Marta e está exposto para a homenagem dos fieis. O rito, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 66-81), será presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

Exéquias e sepultamento

Neste sábado (26), às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Programação dos Novendiali

O Colégio Cardinalício aprovou a programação dos “Novendiali”, os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do Pontífice falecido, conforme tradição da Igreja. A notificação oficial foi divulgada, com a informação de que as missas ocorrerão entre os dias 26 de abril e 4 de maio.

A primeira celebração será a Missa Exequial do Papa Francisco, marcada para o dia 26 de abril, às 10h (horário local), no sagrado da Basílica de São Pedro. Nos dias seguintes, continuarão as celebrações dos “Novendiali” em sufrágio do Santo Padre falecido, e cada celebração contará com a presença de diferentes grupos eclesiais, refletindo a universalidade da Igreja e os diversos vínculos do Sumo Pontífice com esses setores.

2º dia: domingo, 27 de abril, às 10h30 (horário local), no adro da Basílica Vaticana: funcionários e os fiéis da Cidade do Vaticano. A concelebração será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, ex-Secretário de Estado.

3º dia: segunda-feira, 28 de abril, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Igreja de Roma. A concelebração será presidida pelo cardeal Baldassare Reina, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma.

4º dia: terça-feira, 29 de abril, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Cabidos das Basílicas Papais. A concelebração será presidida pelo cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano.

5º dia: quarta-feira, 30 de abril, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, Vice-Decano do Colégio Cardinalício.

6º dia: quinta-feira, 1º de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Cúria Romana. A concelebração será presidida pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, ex-prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé.

7º dia: sexta-feira, 2 de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Igrejas Orientais. A concelebração será presidida pelo cardeal Claudio Gugerotti, ex-Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais.

8º dia: sábado, 3 de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica. A concelebração será presidida pelo cardeal Ángel Fernández Artime, ex-Pro-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

9º dia: domingo, 4 de maio, às 17h00 (horário local), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo cardeal Dominique Mamberti, Protodiácono do Colégio Cardinalício.

Cobertura da imprensa e Terços na Santa Maria Maior

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que recebeu mais de 4 mil pedidos de jornalistas para cobrir os eventos relacionados ao falecimento do Papa e 2200 já foram credenciados. Além disso, foi anunciado que as orações do Terço na Basílica de Santa Maria Maior, local onde Francisco será sepultado, continuarão até sábado.

Acompanhe, ao vivo, nas redes sociais da CNBB

A cerimônia de sepultamento do Papa Francisco e os demais ritos poderão ser acompanhados também, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB, no Youtube (@cnbbnacional).

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chuva

Chuva e ventos fortes devem marcar o fim de semana em Cachoeiro

Samu_11_10_2023

Motociclista morre após atropelar pedestre e colidir com carro em Cachoeiro

BPM

Suspeito por tráfico de drogas morre ao confrontar PM em Cachoeiro

PM 24-05

PM apreende drogas e detém homem em Mimoso do Sul após denúncia

estacao-tratamento-brk-cachoeiro

Cachoeiro evita perda de água equivalente a 840 piscinas olímpicas em 2024

Jogadores estrela do norte

Estrela do Norte disputará Série B do Capixabão 2025

Praia Central

Cursos gratuitos para mulheres em Marataízes

professor

Cachoeiro abre vagas para professores do Brasil Alfabetizado

Leia mais