O final de semana marcou um etapa importante da Festa da Penha 2025. O tradicional terço gigante foi instalado no sábado (19) nas palmeiras imperiais que ficam aos pés da edificação. Feito totalmente por voluntários, o terço voltou a ser colorido e está adornado com flores de tecido, com um significado especial inspirado no Jubileu da Igreja Católica. A Festa da Penha começou neste domingo, 20, e vai até 28 de abril.
O ano de 2025 está sendo especial para a Igreja Católica, pois marca o Jubileu da Esperança, convocado pelo papa Francisco. Com o lema “Peregrinos de Esperança”, o Jubileu convida os cristãos a redescobrir e espalhar a esperança. Inspirada nessa mensagem, a Festa da Penha deste ano adotou o tema “Com Maria, peregrinos de esperança”.
A escolha das cores do terço foi inspirada na logo do Jubileu de 2025, que traz azul, verde, amarelo e vermelho. Para completar os cinco mistérios, foi adicionada a cor rosa em referência a Nossa Senhora das Alegrias. No centro da cruz, está a logo do Jubileu da Esperança, além da menção às sete alegrias de Maria.
O Campinho ficou lotado para assistir a benção que Frei Gabriel, guardião do Convento, deu ao terço e aos voluntários que ajudaram na confecção. Muitos fiéis se emocionaram. A nova medalha de Nossa Senhora da Penha, com vista para a Baía de Vitória, também foi abençoada.
O primeiro Terço Gigante foi criado em 1998 pelo médico e voluntário Osmar Sales, inspirado no grande terço da missa celebrada pelo Papa João Paulo II no Rio de Janeiro, em 1997.
Inicialmente, a ideia era suspender o terço com balões de gás hélio, mas o peso impediu a execução. Naquele ano, as devotas o carregaram durante a Romaria das Mulheres, e depois, com a autorização de um frei, ele foi pendurado nas palmeiras do Convento. A tradição se manteve viva desde então.



👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅