img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sáb 24/maio/2025 22:55
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ação do Iema no Monumento Serra das Torres apreende armas e resgata animais

Foto: Gov/ES
Ação de fiscalização do Iema no monumento Serra das Torres

A equipe de fiscalização das Unidades de Conservação (UCs) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou ações no entorno do Monumento Natural Serra das Torres, com o objetivo de coibir práticas prejudiciais ao meio ambiente. Realizado na última semana, as equipes contaram com o apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental para atuar em situações de apreensão e sensibilização ambiental.

Durante a operação, foram lavrados seis autos de infração relacionados à caça de animais silvestres, manutenção irregular de aves em cativeiro e indícios de parcelamento irregular do solo. Entre os materiais apreendidos estavam armas, armadilhas de caça, alçapões, redes de pesca e cartuchos deflagrados. Além disso, 19 aves foram resgatadas, sendo cinco delas pertencentes a espécies ameaçadas de extinção, conforme o Decreto Estadual nº 5.237-R, de 25 de novembro de 2022.

O agente ambiental do Iema, Rildo de Oliveira, destacou a importância da proteção dessas áreas. “As UCs são refúgios fundamentais para a biodiversidade no Espírito Santo, mas têm sido impactadas por diversas atividades prejudiciais em seu entorno. Por isso, ações de fiscalização são essenciais para garantir a preservação desses ecossistemas”, afirmou.

Denúncias podem ser realizadas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou de forma digital, na seção “Denúncias” do site do Instituto.

Monumento Serra das Torres

Foto: Terence J. Nascentes

O Monumento Natural Estadual Serra das Torres (MONAST) com seus 10.458,90 hectares é a maior Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral criada pelo Estado. Como a desapropriação de terras não é obrigatória para Monumentos Naturais, hoje a área é composta integralmente por áreas particulares. O MONAST tem por objetivo geral de criação a preservação de locais naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

Sua área foi reconhecida como prioritária para a conservação da biodiversidade no Estado (Decreto nº2530-R/2010), sendo localizada nos maciços rochosos entre os municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul. Associada ao relevo montanhoso e escarpado está um dos mais relevantes complexos florestais do sul do Espírito Santo. Presença de plantas rupestres e formações florestais montanas e submontanas são os principais aspectos da vegetação encontrada. Estudos da flora já identificaram 201 espécies vegetais, sendo 17 ameaçadas de extinção.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeitura e Diocese de Cachoeiro

Diocese de Cachoeiro promove diálogo por políticas para população de rua

chuva

Chuva e ventos fortes devem marcar o fim de semana em Cachoeiro

Samu_11_10_2023

Motociclista morre após atropelar pedestre e colidir com carro em Cachoeiro

BPM

Suspeito por tráfico de drogas morre ao confrontar PM em Cachoeiro

PM 24-05

PM apreende drogas e detém homem em Mimoso do Sul após denúncia

estacao-tratamento-brk-cachoeiro

Cachoeiro evita perda de água equivalente a 840 piscinas olímpicas em 2024

Jogadores estrela do norte

Estrela do Norte disputará Série B do Capixabão 2025

Praia Central

Cursos gratuitos para mulheres em Marataízes

Leia mais