img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
sex 23/maio/2025 06:23
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Dom Luiz Fernando preside missa de abertura da Quaresma nesta Quarta-feira de Cinzas

Foto: Diocese de Cachoeiro
Missa de Quarta-feira de cinzas em Cachoeiro

O bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, celebrou hoje a missa da Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma de 2025, na Catedral de São Pedro em Cachoeiro de Itapemirim.

Celebrada 40 dias antes da Páscoa, a Quaresma é um período de reflexão, oração e penitência para os fiéis. Dom Luiz ressaltou o valor do jejum, que não deve ser visto como uma dieta, mas como um sacrifício. E que o fruto do jejum deve se tornar caridade.

“Jejuar é privar-se do alimento para experimentar a fragilidade humana, mas também a oportunidade de recordar de tantos milhões de crianças, jovens, adultos que am fome por causa das injustiças, do abismo entre ricos e pobres, dos regimes autoritários (…) partilhe seu jejum com alguma pastoral da sua comunidade que se encarregue de ajudar aos mais necessitados. Partilhe com alguma organização nacional ou internacional que trabalha com essas populações”, convidou o Bispo.

Em sua homilia, Dom Luiz incentivou a “confrontar nossa vida com a mensagem central dos Evangelhos”, ou seja, voltar o coração para Deus, redescobri-lo e converter cada um de nós, por meio da oração, do jejum e da esmola.

Dom Luiz também destacou o Papa Francisco por seu martírio e fez um alerta sobre a interação nas redes sociais e nos riscos particularmente preocupantes de “divisões” que mancham a mensagem do Evangelho com discursos de ódio que, por vezes, legitimam outros a promoverem um tipo de comunicação semelhante.

“Atualmente, na figura do Papa Francisco, vemos o martírio não somente físico, causado pela fragilidade da doença, mas também o das críticas e rejeições a seus esforços incessantes pela paz, pela proteção da natureza e por uma igreja sinodal e acolhedora. São cerca de 20 dias de internação. O mundo inteiro está rezando por ele, pois veem nele o único líder mundial a gritar, a clamar pela paz, pelo fim das guerras, pelo cuidado que devemos ter uns com os outros e com a casa comum”.

Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa

Dom Luiz concluiu a homilia, afirmando “que nossas práticas quaresmais não sejam meras formalidades, mas expressões sinceras de nossa busca por reconciliação. Que ela nos ajude a construir pontes, curar as feridas e a semear esperança”.

Durante a missa aconteceu a tradicional “Imposição das Cinzas”, rito que relembra a agem bíblica “do pó viemos e ao pó voltaremos”. O bispo e seu clero abençoam os fiéis colocando um pouco de cinzas sobre as cabeças ou desenhando uma cruz em nas testas.

Campanha da Fraternidade 2025

Para a Igreja no Brasil, a Quarta-Feira de Cinzas marca também o início da Campanha da Fraternidade (CF), cujo tema em 2025 é “Fraternidade e Ecologia Integral”.

De acordo com a Diocese, a campanha tem por objetivo, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, facilitar o processo de conversão integral, ouvindo o grito da Terra.

“Para nos ajudar a viver a Quarema, a igreja no Brasil, há cerca de 70 anos, lançou a Campanha da Fraternidade que, a cada ano, toca em um das feridas da nossa sociedade. Em 2025, a CF traz, pela nona vez, um tema voltado para Ecologia. Como podemos em nossas comunidades vivenciar a CF por meio de decisões e ações concretas? Quais atividades podemos realizar, como paróquia, para que a CF seja uma realidade assumida por todos e todas?”, questionou Lisboa.

Campanha da Fraternidade 2025

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fotos (1100 x 850 px) - leilao-marataizes-29-10-2024

Espírito Santo busca soluções para 400 mil pessoas com deficiência

conceição do castelo

Casagrande visita Conceição do Castelo neste sábado (24)

apreensão guaçuí

Dupla é detida por tráfico perto de escola em Guaçuí

calendário feriado

Ponto facultativo no Espírito Santo em 23 de maio: veja cidades com feriado

fórum sustentável

Fórum Caparaó Sustentável começa nesta quinta (22)

pm

Duplo homicídio em Atílio Vivácqua: disputa por veículos pode ser a causa

foto caminhão

Caminhoneiro influencer tem veículo roubado no Sul do ES

Senado

PEC propõe fim da reeleição e unificação das eleições

Leia mais