img.wp-smiley, img.emoji { display: inline !important; border: none !important; box-shadow: none !important; height: 1em !important; width: 1em !important; margin: 0 0.07em !important; vertical-align: -0.1em !important; background: none !important; padding: 0 !important; }
dom 25/maio/2025 13:42
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Festa e Procissão para Nossa Senhora dos Navegantes neste domingo em Marataízes

redacao
Redação Dia a Dia

Um dos mais tradicionais eventos religiosos, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Marataízes, terá seu ponto alto celebrado neste domingo (2), dia dedicado à padroeira. Pescadores do município e da região reúnem suas embarcações e saem em procissão com a imagem da Nossa Senhora até o porto, nas proximidades do Trapiche.

As celebrações à santa começaram com o Novenário de Nossa Senhora dos Navegantes, no dia 24 de janeiro. No domingo (2), dia da padroeira, haverá alvorada às 5 horas, com ato de consagração pelos 136 anos da festa e missa, às 9 horas, presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, próximo ao porto da Barra. Logo após a missa, os fiéis seguirão a pé com a imagem e o andor, no formato de um barco, até o porto.

De lá, os fiéis seguirão em seus barcos acompanhando a imagem de Nossa Senhora. A atividade tem o objetivo de envolver os pescadores e ribeirinhos no evento religioso.

Após a procissão fluvial, haverá almoço com porções variadas.

Nossa Senhora dos Navegantes

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes remonta à Idade Média, na época das Cruzadas, e está intimamente ligada ao título “Estrela do Mar”. Naquele tempo, os cruzados atravessavam o Mar Mediterrâneo rumo à Palestina para proteger os peregrinos e os lugares santos dos infiéis. Tendo em vista os perigos que enfrentariam, esses bravos homens invocavam a Santíssima Virgem Maria pelo nome de “Estrela do Mar”, pois, sob esse título, ela era conhecida como aquela que protegia os navegantes, mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a sua chegada.

Antes das travessias, os navegantes participavam da Santa Missa, na qual pediam proteção de Nossa Senhora dos Navegantes para enfrentar, com coragem, os perigos do mar, as tempestades e os ataques dos piratas. Com o início das grandes navegações, por parte dos portugueses e espanhóis, e a descoberta de novas rotas comerciais e terras pelo mundo, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes cresceu ainda mais e chegou a terras cada vez mais longínquas. Sob esse título, a Santa Virgem é a padroeira dos navegantes e dos viajantes, e é também chamada de Nossa Senhora da Boa Viagem.

A devoção

O pescador Edson Cardoso, 55 anos, há décadas na profissão que herdou do pai, diz que estará na festa. “Atualmente eu participo apenas da procissão terrestre. Mas desde 3 ou 4 anos eu já embarcava nas canoas. Na época, os barcos motorizados rebocavam e levavam os menores na procissão”, relembra.

Morador da Barra de Itapemirim, assim como muitos pescadores locais, Edson diz que sua devoção à padroeira vem dos relatos trazidos de alto-mar. E grande parte versa sobre momentos de sufoco em que ele mesmo ou.

“Em maio de 2014, ei por um momento desesperador. Justamente naquela ocasião, não olhei a previsão do tempo, embarquei e, quando estava a 20 milhas náuticas da costa, começou um temporal com ondas enormes e muito fortes. Eu não consegui voltar para a costa e fiquei horas sem contato com ninguém, em alto-mar não há linha telefônica. Lembro que minha esposa, à época gestante, me ligava desesperadamente e não conseguia falar comigo. E a festa de Nossa Senhora dos Navegantes tinha acontecido poucos meses antes. Fiz uma oração e pedi que me ajudasse a voltar em segurança. Deliguei o barco e o vento forte me levou até a Ilha dos ses, que fica em Itaipava (Itapemirim), sei que Nossa Senhora dos Navegante me conduziu naquele dia”, conta.

Serviço
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Domingo, 02 de junho
05h: Alvorada
08h: Terço Mariano com Terço dos Homens
09h: Santa Missa – Dom Luiz Fernando Lisboa
10h: Procissão Fluvial
12h: Almoço com porções variadas

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menina-topo-montanha-25-05-2025

Sentido

Autismo

Censo 2022: 2,4 milhões de brasileiros têm transtorno do espectro autista

Jacaré do papo amarelo

Projeto repovoa jacaré-de-papo-amarelo no ES

santa-casa-cachoeiro

Adolescente é esfaqueado em Castelo; suspeito é preso

apreensão guaçuí

Motorista com sinais de embriaguez provoca acidente e é preso em Guaçuí

Imagem do WhatsApp de 2025-05-24 à(s) 13.08.31_79186726

Protesto em Cachoeiro após morte de jovem em operação da PM

Prefeitura e Diocese de Cachoeiro

Diocese de Cachoeiro promove diálogo por políticas para população de rua

chuva

Chuva e ventos fortes devem marcar o fim de semana em Cachoeiro

Leia mais